SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Um Modelo Integrado de Gestão e Financiamento para a Internacionalização: Uma Análise para Instituições de Ensino SuperiorA Ação Profissional do Assessor Pedagógico Universitário (APU): Diálogos Acerca de sua Trajetória no Brasil, Argentina e Uruguai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

RUBIN-OLIVEIRA, Marlize  e  COSTA, Maria Luisa Dell. Internacionalização da Educação Superior at Home: Conceitos, Lugares e Sujeitos. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022036.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8662773.

Esta pesquisa tem o objetivo de explorar a categoria de internacionalização da Educação Superior (ES) - at home - em casa (IeC) a partir do uso da metodologia ProKnow-C, na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com o uso da metodologia e de outros critérios elencados, 26 artigos foram selecionados e analisados a partir de três categorias: conceitos, sujeitos e lugares. Para tanto, a perspectiva decolonial contribui com as bases epistemológicas às análises. As análises apontam à necessidade de questionar modelos hegemônicos com ênfase na competição, no reforço às desigualdades e aos modelos norte-euro-centrados. A categoria conceitos indica possibilidades a estudantes, professores, técnicos e comunidade externa de ampliar perspectivas para mundos interculturais e pluriversos. Entretanto, esses conceitos parecem limitar lugares e sujeitos a partir de características de um padrão moderno/colonial restritas a uma pequena parcela da comunidade universitária.

Palavras-chave : Universidade; Internacionalização; Educação intercultural.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )