SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Internationalization of Higher Education at Home: Concepts, Places and SubjectsCharacterization of Knowledge Production About Teachers Teaching Mathematics in Pedagogy Courses (2009-2019) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Internacional de Educação Superior

On-line version ISSN 2446-9424

Abstract

CARRASCO, Ligia Bueno Zangali  and  AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. A Ação Profissional do Assessor Pedagógico Universitário (APU): Diálogos Acerca de sua Trajetória no Brasil, Argentina e Uruguai. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022038.  Epub Aug 12, 2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663729.

O presente artigo objetiva compreender a trajetória e a atuação profissional dos assessores pedagógicos universitários, a partir de uma investigação de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, que se utilizou do método de estudo de caso múltiplo, com dados analisados por meio da análise de conteúdo. Foram investigados assessores de quatro universidades, sendo duas no Brasil, uma na Argentina e uma no Uruguai, cujos dados foram coletados entre 2018 e 2019. A análise indica que a profissionalidade do assessor está em desenvolvimento, no entanto, há inúmeros desafios que ele precisa superar, como a falta de autonomia, apoio institucional, legitimidade na função e a formação pedagógica do docente universitário. Concluímos que, relacionados ao desenvolvimento de sua profissionalidade e à superação dos ditos desafios, são necessários saberes profissionais específicos do assessor pedagógico universitário que, se desenvolvidos, podem auxiliar para o alcance de sua legitimidade profissional.

Keywords : Assessor pedagógico universitário; Pedagogia universitária; Profissionalização; Formação docente; Saberes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )