SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Internacionalización de la Educación Superior: Conceptos, Lugares y TemasCaracterización de la Producción de Conocimiento sobre Profesores que Enseñan Matemáticas en Cursos de Pedagogía (2009-2019) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Internacional de Educação Superior

versión On-line ISSN 2446-9424

Resumen

CARRASCO, Ligia Bueno Zangali  y  AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. A Ação Profissional do Assessor Pedagógico Universitário (APU): Diálogos Acerca de sua Trajetória no Brasil, Argentina e Uruguai. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022038.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663729.

O presente artigo objetiva compreender a trajetória e a atuação profissional dos assessores pedagógicos universitários, a partir de uma investigação de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, que se utilizou do método de estudo de caso múltiplo, com dados analisados por meio da análise de conteúdo. Foram investigados assessores de quatro universidades, sendo duas no Brasil, uma na Argentina e uma no Uruguai, cujos dados foram coletados entre 2018 e 2019. A análise indica que a profissionalidade do assessor está em desenvolvimento, no entanto, há inúmeros desafios que ele precisa superar, como a falta de autonomia, apoio institucional, legitimidade na função e a formação pedagógica do docente universitário. Concluímos que, relacionados ao desenvolvimento de sua profissionalidade e à superação dos ditos desafios, são necessários saberes profissionais específicos do assessor pedagógico universitário que, se desenvolvidos, podem auxiliar para o alcance de sua legitimidade profissional.

Palabras clave : Assessor pedagógico universitário; Pedagogia universitária; Profissionalização; Formação docente; Saberes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )