SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Estágio Docente em Questão: Experiências e ImplicaçõesBanco de Questões do IFCE: um Sistema Web para Auxiliar o Processo de Avaliação do Estudante no Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

LACERDA, Izabella Pirro; YUNES, Maria Angela Mattar  e  VALENTINI, Felipe. Permanência no Ensino Superior e a Rede de Apoio de Estudantes Residentes em Moradia Estudantil. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022004.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663399.

A moradia estudantil é um programa de assistência estudantil que visa promover a permanência dos discentes no ensino superior. O estudo teve como objetivo investigar a rede de apoio dos estudantes universitários residentes em moradia estudantil no que tange às relações interpessoais, qualidade dos vínculos e a função da rede de apoio. Ademais, buscou-se analisar as percepções de apoio social e a sua influência na permanência na universidade. A amostra foi composta por 20 universitários (50% mulheres), com idades entre 19 e 37 anos (M = 28, DP = 12,73). Os dados foram coletados por meio do mapa dos cinco campos, definidos como “família, amigos, moradia estudantil, universidade e colegas de quarto” e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram 422 contatos, com destaques para os campos amigos, família e moradia estudantil. A análise fundamentada nos dados das entrevistas resultou em três categorias: relações significativas de tutoria; sensação de proteção e despreocupações práticas e materiais. Concluiu-se que o papel da rede de apoio, destacadamente o suporte da família e dos amigos, são propulsores relacionais e protetores em diferentes situações. Ademais, a moradia estudantil pode auxiliar na superação das dificuldades encontradas na trajetória acadêmica e facilitar a permanência na universidade dos estudantes residentes.

Palavras-chave : Ensino superior; Permanência; Rede de apoio; Moradia estudantil; Estudante universitário.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )