SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Permanência no Ensino Superior e a Rede de Apoio de Estudantes Residentes em Moradia EstudantilA Didática na Formação Inicial Docente: Experiências de um Professor Formador em (Auto)Formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

BARBOSA, Pedro Luis Saraiva; SILVA, Roberta da  e  FREITAS, Mateus de Lima. Banco de Questões do IFCE: um Sistema Web para Auxiliar o Processo de Avaliação do Estudante no Ensino Superior. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022006.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8657696.

As Instituições de Ensino Superior (IES), como agentes atuantes na sociedade, têm um papel imprescindível na formação dos estudantes, pois além dos conhecimentos técnicos que devem oferecer, também devem focar o trabalho no desenvolvimento de competências e habilidades objetivando transformar os alunos em seres protagonistas e proativos do contexto em que estão inseridos e da própria vida. O presente trabalho, é original e possui como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e experimental. É uma pesquisa aplicada de estudo empírico e de abordagem quantitativa. O objetivo do presente trabalho é verificar se um software online que mantenha uma base de dados de questões para o ensino superior pode auxiliar o professor no diagnóstico de competências e habilidades que precisam ser reforçadas. Através de pesquisas sobre o uso de ferramentas que impactam positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foi possível averiguar que essas ferramentas podem servir como elemento de auxílio e melhoria no processo de ensino aprendizagem. Para se atingir o objetivo do trabalho, desenvolveu-se um sistema web para a centralização de questões com a mesma estrutura das questões do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A validação do Banco de Questões do IFCE deu-se através de um questionário online que objetivou averiguar a veracidade da ferramenta frente aos seus objetivos e a intenção do seu uso em sala de aula.

Palavras-chave : Banco de questões; Avaliação; Software educativo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )