SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A Disciplina de Didática, o Racismo e a Educação para as Relações Étnico-Raciais: Encontros e Reflexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

PIRES, Aparecida Carneiro; CORREA, Adriana Moreira de Souza  e  BORBA, Valéria Maria de Lima. Avaliação: Experiência no Curso de Pedagogia da UFCG do Campus de Cajazeiras-PB. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022034.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8659790.

Este artigo tem como objetivo analisar a experiência de uma docente na disciplina Avaliação da Aprendizagem, oferecida nos turnos diurno e noturno, aos estudantes do curso de Pedagogia do 5º período, do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no semestre 2017-1. Em face do exposto, suscitou-nos as seguintes inquietações: quais são as experiências docentes que influenciam na construção do conceito de avaliação da aprendizagem? Como esses saberes da experiência interferem nas atividades voltadas para a formação do licenciando para a realização da avaliação da aprendizagem considerando as variáveis (concepções, estratégias e instrumentos)? Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com dados documentais, coletados a partir dos diários de classe, de campo e fotografias, os quais foram analisados em uma abordagem qualitativa. Para isso, apoiamo-nos em teóricos como Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos, entre outros. Como resultados identificamos que a percepção do educador sobre a temática e as suas experiências com o tema influenciam na seleção da base teórica e na abordagem dos conteúdos referentes à avaliação da aprendizagem. Outrossim, com as intervenções propostas pela docente (estudo de textos, de recursos audiovisuais, debates, produção científica e atividades de extensão), os discentes refletiram sobre as suas concepções sobre a avaliação da aprendizagem que eram, inicialmente, voltadas para o exame/classificação e, progressivamente, construíram visões/percepções acerca da avaliação formativa e diagnóstica na perspectiva de promoção social em prol do aprendizado.

Palavras-chave : Avaliação da aprendizagem; Relato de experiência; Formação de professores; Concepções; Práticas docentes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )