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Revista Internacional de Educação Superior
versão On-line ISSN 2446-9424
Resumo
BACKES, José Licínio e PAVAN, Ruth. Contribuições dos Indígenas para a Ressignificação do Currículo Cosmopolita Hegemônico. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2023, vol.9, e023050. Epub 27-Mar-2025. ISSN 2446-9424. https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8668939.
No artigo, analisam-se as contribuições dos indígenas para a construção de um currículo cosmopolita subalterno. A pesquisa de campo envolveu entrevistas semiestruturadas com estudantes indígenas de cursos de licenciaturas de uma universidade brasileira. Pela análise qualitativa efetuada com base nas teorizações curriculares cosmopolitas e no campo da educação indígena, concluiu-se que os indígenas contribuem para a construção de currículos cosmopolitas subalternos de diferentes formas: luta contra os estereótipos; valorização das línguas maternas; reconhecimento de que a subalternização não se rompe com uma educação que subalterniza; necessária articulação entre conhecimento e contexto cultural; construção de laços de solidariedade com outros grupos subalternizados; e insistência em construir pontes e diálogo, mesmo com quem historicamente não o deseja.
Palavras-chave : Currículo; Indígenas; Cosmopolitismo subalterno.