SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1A regulação das políticas de educação na União Europeia e os desafios para a Educação a Distância no ensino superior: uma perspetiva crítica e uma proposta de investigação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

CAEIRO, DOMINGOS  e  MOREIRA, JOSÉ ANTÓNIO. Fabricar a inovação na Educação Superior: estratégias para a Educação a Distância em Portugal. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.19-34. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82460.

A aprendizagem aberta e em rede emerge como um dos grandes desafios educativos do presente século. No entanto, este desafio exige pensamento e estratégias orientados não só para a sustentabilidade das instituições que a promovem e para a qualidade da sua oferta educativa, como também para a definição de políticas que, sensíveis às profundas assimetrias sociais e educativas existentes, integrem a Educação a Distância (EaD) no quadro de uma pedagogia pública, de uma democracia participativa. Assim, o presente artigo contém algumas ideias basilares para a promoção de um debate sobre a EaD na Educação Superior, analisando possíveis estratégias e medidas que urge definir para este subsistema educativo.

Palavras-chave : Educação a Distância; Ensino Superior; inovação; sociedade digital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )