SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Fabricar la innovación en la Educación Superior: estrategias para la Educación a Distancia en PortugalMapeo de las tendencias de investigación en Educación a Distancia y Elearning en la década 2004-2013: un estudio exploratorio en el contexto portugués índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

NEVES, CLÁUDIA. A regulação das políticas de educação na União Europeia e os desafios para a Educação a Distância no ensino superior: uma perspetiva crítica e uma proposta de investigação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.35-52. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82463.

Neste artigo, procuramos sistematizar algumas reflexões em torno das tendências políticas para o ensino superior na Europa, e o papel que a educação a distância pode assumir nessa estratégia. Procuraremos entender a interpretação do governo português dessas orientações e como regulamenta a educação a distância no ensino superior. Terminamos com uma leitura crítica do enquadramento político português para a educação a distância no ensino superior e uma proposta de desenvolvimento futuro de uma investigação que procure compreender diferentes posicionamentos políticos em diversos países da União Europeia, relativamente às estratégias políticas para a educação a distância no ensino superior.

Palabras clave : Educação a distância; Ensino Superior; Regulação de Políticas Educativas; União Europeia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )