SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Fabricar a inovação na Educação Superior: estratégias para a Educação a Distância em PortugalMapeamento das tendências de investigação em Educação a Distância e Elearning, na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

NEVES, CLÁUDIA. A regulação das políticas de educação na União Europeia e os desafios para a Educação a Distância no ensino superior: uma perspetiva crítica e uma proposta de investigação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.35-52. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82463.

Neste artigo, procuramos sistematizar algumas reflexões em torno das tendências políticas para o ensino superior na Europa, e o papel que a educação a distância pode assumir nessa estratégia. Procuraremos entender a interpretação do governo português dessas orientações e como regulamenta a educação a distância no ensino superior. Terminamos com uma leitura crítica do enquadramento político português para a educação a distância no ensino superior e uma proposta de desenvolvimento futuro de uma investigação que procure compreender diferentes posicionamentos políticos em diversos países da União Europeia, relativamente às estratégias políticas para a educação a distância no ensino superior.

Palavras-chave : Educação a distância; Ensino Superior; Regulação de Políticas Educativas; União Europeia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )