SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Mapping of research trends in Distance Education and E-learning, in the decade of 2004-2013: an exploratory study in the Portuguese contextRegulation/evaluation of Distance Higher Education: multiplicity of institutional actors, labyrinth of official acts, and regulatory evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

GIOLO, JAIME. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.73-97. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82465.

Este estudo analisa a trajetória da educação a distância no Brasil, utilizando os dados do Censo da Educação Superior do INEP. Esses dados mostram como a educação a distância expandiu-se de forma acelerada, conduzida pela iniciativa privada, que detêm, hoje, mais de 90% das matrículas. A educação a distância se destina aos segmentos populares da sociedade brasileira e, por isso, oferece cursos baratos, breves e de baixa qualidade e se concentram nas áreas de formação de professores, administração e serviço social. Nessas áreas, a educação a distância está criando sérios problemas para os cursos presenciais, podendo, mesmo inviabilizá-los ao longo dos anos. Nesse sentido, este trabalho se constitui num alerta sobre os dilemas que a educação a distância está produzindo no Brasil.

Keywords : Educação a distância; Educação superior; Privatização da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )