SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Distance Education in Brazil: the vertiginous expansionBrazilian State Capacities and DE institutional architecture: from bureaucratic organization to inserted autonomy by state organs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SEGENREICH, STELLA CECILIA DUARTE. Regulação/avaliação da Educação Superior a Distância: multiplicidade de atores institucionais, labirinto de atos oficiais e avaliação regulatória. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.99-119. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12018.82466.

Com base na definição de Cabrito sobre regulação, este relato de estudo objetiva relacionar a atuação de quatro atores institucionais do MEC, desde sua origem, com as políticas públicas relacionadas à regulação/avaliação da educação a distância, com destaque para sua atuação nos atos oficiais do último biênio. Trata-se de uma pesquisa exploratória, fruto da consulta a documentos legais e institucionais assim como artigos de periódicos. Os resultados demonstraram a pluralidade de atores institucionais atuando junto à EaD, a construção de um labirinto de atos oficiais e instrumentos de avaliação regulatória que mudam de acordo com as orientações governamentais vigentes, sugerindo a continuidade da pesquisa na realidade das universidades públicas e privadas.

Keywords : Educação Superior; Educação a Distância; Regulação/avaliação; Atores institucionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )