SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Regulation/evaluation of Distance Higher Education: multiplicity of institutional actors, labyrinth of official acts, and regulatory evaluationManagement of Distance Learning in the public university as a field of dispute: from social institution to fluid academy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

LIMA, DANIELA DA COSTA BRITTO PEREIRA  and  DESIDERIO, MÔNICA. Capacidades do Estado brasileiro e arquitetura institucional da EaD: da organização burocrática à autonomia inserida dos órgãos estatais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.121-142. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82468.

O tema deste estudo é a arquitetura institucional da educação a distância (EaD) no Brasil sob a ótica das capacidades do Estado no que se refere à organização burocrática. Seu objetivo geral é apresentar e discutir algumas das capacidades do Estado brasileiro para gerir sua política pública de EaD. A pesquisa é do tipo bibliográfica e de natureza empírica, com suporte teórico em Evans (1993, 1995, 2004). O estudo empírico considerou o mapeamento e a análise da arquitetura institucional da EaD no Brasil entre 2010 e 2013 (LIMA, 2013). Constata-se que o Estado precisa rever sua arquitetura institucional da EaD, visando desenvolver a sua capacidade de organização burocrática e autonomia inserida, para passar de um Estado intermediário para desenvolvimentista.

Keywords : Educação a distância; educação superior; capacidades do Estado; arquitetura institucional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )