SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Regulación/evaluación de la Educación Superior a Distancia: multiplicidad de actores institucionales, laberinto de actos oficiales y evaluación regulatoriaGestión de la Educación a Distancia en la universidad pública como campo de disputa: de la institución social a la academia fluida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

LIMA, DANIELA DA COSTA BRITTO PEREIRA  y  DESIDERIO, MÔNICA. Capacidades do Estado brasileiro e arquitetura institucional da EaD: da organização burocrática à autonomia inserida dos órgãos estatais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.121-142. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82468.

O tema deste estudo é a arquitetura institucional da educação a distância (EaD) no Brasil sob a ótica das capacidades do Estado no que se refere à organização burocrática. Seu objetivo geral é apresentar e discutir algumas das capacidades do Estado brasileiro para gerir sua política pública de EaD. A pesquisa é do tipo bibliográfica e de natureza empírica, com suporte teórico em Evans (1993, 1995, 2004). O estudo empírico considerou o mapeamento e a análise da arquitetura institucional da EaD no Brasil entre 2010 e 2013 (LIMA, 2013). Constata-se que o Estado precisa rever sua arquitetura institucional da EaD, visando desenvolver a sua capacidade de organização burocrática e autonomia inserida, para passar de um Estado intermediário para desenvolvimentista.

Palabras clave : Educação a distância; educação superior; capacidades do Estado; arquitetura institucional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )