SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Brazilian State Capacities and DE institutional architecture: from bureaucratic organization to inserted autonomy by state organsDistance Education in Brazilian higher education: democratization of the offer or market expansion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

MILL, DANIEL; FERREIRA, MARCELLO  and  FERREIRA, DEISE MAZZARELLA GOULART. Gestão da Educação a Distância na universidade pública como campo de disputa: da instituição social à academia líquida. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.143-166. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82469.

O texto é uma reflexão teórico-crítica sobre as mais convencionais tipologias de Gestão da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior brasileiras, fomentando alternativas pela universidade como instituição social. Numa abordagem eminentemente teórica, buscou-se confrontar a visão de universidade pública como instituição social àquela de organização social, tal qual preconiza o Estado neoliberal. Na análise, é apresentada a migração da tipologia, da lógica de universidade como instituição social para a da academia líquida, a partir das tipologias de gestão que se tem adotado.

Keywords : Educação a Distância; Gestão; Políticas Públicas; Universidade Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )