SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Capacidades del Estado brasileño y arquitectura institucional de la EaD: de la organización burocrática a la autonomía insertada de los órganos estatalesEducación Superior a Distancia en Brasil: democratización de la oferta o expansión del mercado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

MILL, DANIEL; FERREIRA, MARCELLO  y  FERREIRA, DEISE MAZZARELLA GOULART. Gestão da Educação a Distância na universidade pública como campo de disputa: da instituição social à academia líquida. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.143-166. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82469.

O texto é uma reflexão teórico-crítica sobre as mais convencionais tipologias de Gestão da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior brasileiras, fomentando alternativas pela universidade como instituição social. Numa abordagem eminentemente teórica, buscou-se confrontar a visão de universidade pública como instituição social àquela de organização social, tal qual preconiza o Estado neoliberal. Na análise, é apresentada a migração da tipologia, da lógica de universidade como instituição social para a da academia líquida, a partir das tipologias de gestão que se tem adotado.

Palabras clave : Educação a Distância; Gestão; Políticas Públicas; Universidade Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )