SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Gestión de la Educación a Distancia en la universidad pública como campo de disputa: de la institución social a la academia fluidaEducación superior en Brasil y la utilización de la Educación a Distancia como estrategia de expansión y masificación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SANTOS, CATARINA DE ALMEIDA. Educação Superior a Distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.167-188. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82470.

O artigo apresenta resultados da análise do processo de regulação, implantação e expansão da Educação Superior a distância no Brasil, que buscou compreender em que medida esse processo está em consonância com a expansão do mercado educacional. A pesquisa, de base documental, analisou os dados do Censo da Educação Superior, documentos do Banco Mundial, ONU, Unesco e OCDE. Os resultados apontam um acelerado processo de expansão da oferta pelo setor privado, o arrefecimento da oferta pública, além de um processo de regulação que favorece a expansão do mercado educacional.

Palabras clave : Educação a distância - Brasil; expansão educacional; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )