SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Gestão da Educação a Distância na universidade pública como campo de disputa: da instituição social à academia líquidaEducação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SANTOS, CATARINA DE ALMEIDA. Educação Superior a Distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.167-188. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82470.

O artigo apresenta resultados da análise do processo de regulação, implantação e expansão da Educação Superior a distância no Brasil, que buscou compreender em que medida esse processo está em consonância com a expansão do mercado educacional. A pesquisa, de base documental, analisou os dados do Censo da Educação Superior, documentos do Banco Mundial, ONU, Unesco e OCDE. Os resultados apontam um acelerado processo de expansão da oferta pelo setor privado, o arrefecimento da oferta pública, além de um processo de regulação que favorece a expansão do mercado educacional.

Palavras-chave : Educação a distância - Brasil; expansão educacional; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )