SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Educación superior en Brasil y la utilización de la Educación a Distancia como estrategia de expansión y masificaciónPolíticas de Accountability en la gestión educativa del estado de Pernambuco – Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

CAREGNATO, CÉLIA ELIZABETE; MIORANDO, BERNARDO SFREDO  y  LEITE, DENISE. O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.211-232. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.73465.

O artigo discute como os pesquisadores constroem a legitimidade científica no campo da educação no Brasil. Estratégias e disputas compõem a dinâmica e permitem analisar a obtenção de capital científico puro e político. A metodologia incluiu a análise de currículos e evidencia que, frente à busca por produtividade e legitimidade, entre 2005 e 2014, houve mudança na composição do capital acadêmico-científico dos atores, provavelmente induzida pelas políticas públicas de avaliação.

Palabras clave : universidade; campo acadêmico-científico; pesquisa em educação; avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )