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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
CAREGNATO, CÉLIA ELIZABETE; MIORANDO, BERNARDO SFREDO e LEITE, DENISE. O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.211-232. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.73465.
O artigo discute como os pesquisadores constroem a legitimidade científica no campo da educação no Brasil. Estratégias e disputas compõem a dinâmica e permitem analisar a obtenção de capital científico puro e político. A metodologia incluiu a análise de currículos e evidencia que, frente à busca por produtividade e legitimidade, entre 2005 e 2014, houve mudança na composição do capital acadêmico-científico dos atores, provavelmente induzida pelas políticas públicas de avaliação.
Palavras-chave : universidade; campo acadêmico-científico; pesquisa em educação; avaliação.