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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SILVA, PROCIANA FERREIRA DA  e  BRENNAND, EDNA GUSMÃO DE GÓIS. Políticas de Accountability na gestão educacional do estado de Pernambuco – Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.1, pp.233-251. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n12018.75088.

A pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias de implantação do modelo de accountability implantadas no sistema de gestão da rede de ensino básico da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - Brasil e se essa política favorece mecanismos de gestão democrática. O estudo é de natureza exploratória, realizado através da técnica de pesquisa documental. Os resultados apontam que o modelo de accountability implantado é constituído por mecanismos de controle e monitoramento alinhados à disputa entre países europeus e norte-americanos por lugares competitivos no mercado global.

Palavras-chave : Políticas educacionais; Democracia; Gestão; Accountability.

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