SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Cuando la clase termina: la política económica de las manifestaciones de los sindicatos de profesores en la Cuarta República de GanaDinámica de los vencimientos y la remuneración docente en las redes estaduales en el contexto del Fundeb y del PSPN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SONOBE, ALINE KAZUKO; PINTO, JOSÉ MARCELINO DE REZENDE  y  RIBEIRO, JOSETE MARIA CANGUSSÚ. Análise da evolução dos gastos por aluno em alguns estados brasileiros, suas respectivas capitais e sua relação com o Fundeb. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.395-411. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.86366.

A evolução dos recursos do Fundef/Fundeb e dos gastos com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino por aluno foi analisada em dez estados brasileiros (MG, MS, MG, PA, PI, PR, RN, RS, SC e SP) e em suas respectivas capitaisno período de 2006 a 2014. Houve um crescimento no valor/aluno, sendo parte desse aumento decorrente da redução dematrículas. Houve também uma diferença significativa entre os gastos por aluno das capitais com os respectivos gastos das redes estaduais, o que mostra a dificuldade de se garantir o princípio constitucional de igualdade de condições de acesso e permanência.

Palabras clave : Gasto por aluno; Fundeb; Financiamento da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )