SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Criterios de movimiento en la carrera de profesores de la educación básica en doce capitales brasileñasTrabajo y formación docente en la Escuela Técnica de Goiânia: política, ideología y productividad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

LIMA, Maria Flávia Batista  y  BARREYRO, Gladys Beatriz. Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: considerações sobre um novo locus de formação de professores. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.501-521. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.80445.

O presente artigo discute a política de expansão das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e problematiza a formação de professores nesse espaço, já que, historicamente, as instituições federais profissionais vinham ofertando cursos técnicos de nível médio. O texto é decorrente de pesquisa que analisou dados estatísticos, legislação, documentos governamentais e entrevistas. Finalmente, são apresentados alguns aspectos sobre o modelo de formação docente no IF, que evidencia a prevalência dos conhecimentos específicos disciplinares no currículo dos cursos e menor foco nas discussões das questões pedagógicas.

Palabras clave : Formação de Professores; licenciaturas; Institutos Federais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )