SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Work and teacher training in the Goiânia Technical School: politics, ideology, and productivityAlternative model of Governance in Portugal. The paradigmatic case of the educational administration on madeira island author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SOUZA, ALLAN SOLANO  and  CABRAL NETO, ANTÔNIO. Lei de Responsabilidade Educacional no Brasil (2006-2015): das promessas de qualidade da educação às incertezas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.543-566. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.80486.

Este artigo objetiva analisar o percurso da construção da Lei de Responsabilidade Educacional (LRE) no Brasil, com base em um mapeamento dos projetos de leis disponíveis no portal eletrônico da Câmara dos Deputados. Para o corpus da pesquisa, foram utilizados, como procedimentos, a revisão de literatura e a análise documental, que delineiam as bases da proposta de política de responsabilidade educacional. Como resultado, é possível destacar que, subjacente a essa lógica, existe, majoritariamente, uma concepção de responsabilização como sinônimo de “culpabilização” dos gestores públicos pelos resultados educacionais.

Keywords : Lei de responsabilidade educacional; Responsabilização; Controle de resultados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )