SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Trabajo y formación docente en la Escuela Técnica de Goiânia: política, ideología y productividadModelo alternativo de la Gobernanza en Portugal. El caso paradigmático de la administración educativa de la comunidad autónoma de Madeira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SOUZA, ALLAN SOLANO  y  CABRAL NETO, ANTÔNIO. Lei de Responsabilidade Educacional no Brasil (2006-2015): das promessas de qualidade da educação às incertezas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.543-566. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.80486.

Este artigo objetiva analisar o percurso da construção da Lei de Responsabilidade Educacional (LRE) no Brasil, com base em um mapeamento dos projetos de leis disponíveis no portal eletrônico da Câmara dos Deputados. Para o corpus da pesquisa, foram utilizados, como procedimentos, a revisão de literatura e a análise documental, que delineiam as bases da proposta de política de responsabilidade educacional. Como resultado, é possível destacar que, subjacente a essa lógica, existe, majoritariamente, uma concepção de responsabilização como sinônimo de “culpabilização” dos gestores públicos pelos resultados educacionais.

Palabras clave : Lei de responsabilidade educacional; Responsabilização; Controle de resultados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )