SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Trabalho e formação docente na Escola Técnica de Goiânia: política, ideologia e produtividadeModelo alternativo de Governança num espaço insular português. O caso paradigmático da administração educativa da região autónoma da Madeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SOUZA, ALLAN SOLANO  e  CABRAL NETO, ANTÔNIO. Lei de Responsabilidade Educacional no Brasil (2006-2015): das promessas de qualidade da educação às incertezas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.543-566. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.80486.

Este artigo objetiva analisar o percurso da construção da Lei de Responsabilidade Educacional (LRE) no Brasil, com base em um mapeamento dos projetos de leis disponíveis no portal eletrônico da Câmara dos Deputados. Para o corpus da pesquisa, foram utilizados, como procedimentos, a revisão de literatura e a análise documental, que delineiam as bases da proposta de política de responsabilidade educacional. Como resultado, é possível destacar que, subjacente a essa lógica, existe, majoritariamente, uma concepção de responsabilização como sinônimo de “culpabilização” dos gestores públicos pelos resultados educacionais.

Palavras-chave : Lei de responsabilidade educacional; Responsabilização; Controle de resultados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )