SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Modelo alternativo de la Gobernanza en Portugal. El caso paradigmático de la administración educativa de la comunidad autónoma de MadeiraFactores asociados al uso de los resultados de las evaluaciones externas en el contexto de las políticas de responsabilización educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

BARROS, MARIA DE LOURDES TEIXEIRA. O sistema público educacional do município do Rio de Janeiro e a Nova Gestão Pública. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.593-611. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.76083.

O artigo busca estabelecer um paralelo entre aspectos da Nova Gestão Pública e as mudanças no sistema educacional do município do Rio de Janeiro, em especial a partir de 2009. Procedendo a uma investigação qualitativa, buscou-se conhecer a perspectiva dos atores educacionais em relação às novas políticas e suas influências na prática pedagógica e na profissionalização docente. Constatou-se diminuição da autonomia dos professores e de seu papel como autores curriculares, evidenciando-se transformações nas relações estabelecidas nos espaços escolares e aprofundamento de desigualdades sociais.

Palabras clave : Políticas Públicas; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Gestão Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )