SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Modelo alternativo de Governança num espaço insular português. O caso paradigmático da administração educativa da região autónoma da MadeiraFatores associados ao uso dos resultados de avaliações externas no contexto das políticas de responsabilização educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

BARROS, MARIA DE LOURDES TEIXEIRA. O sistema público educacional do município do Rio de Janeiro e a Nova Gestão Pública. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.593-611. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.76083.

O artigo busca estabelecer um paralelo entre aspectos da Nova Gestão Pública e as mudanças no sistema educacional do município do Rio de Janeiro, em especial a partir de 2009. Procedendo a uma investigação qualitativa, buscou-se conhecer a perspectiva dos atores educacionais em relação às novas políticas e suas influências na prática pedagógica e na profissionalização docente. Constatou-se diminuição da autonomia dos professores e de seu papel como autores curriculares, evidenciando-se transformações nas relações estabelecidas nos espaços escolares e aprofundamento de desigualdades sociais.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Gestão Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )