SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2El sistema público educativo de la ciudad de Rio de Janeiro y la Nueva Gestión PúblicaGestión y democracia en una escuela pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

CERDEIRA, DIANA GOMES DA SILVA. Fatores associados ao uso dos resultados de avaliações externas no contexto das políticas de responsabilização educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.613-634. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.76015.

A disseminação de avaliações externas e mecanismos de responsabilização fazem parte de uma agenda política, que prevê uma nova gestão pública baseada em resultados. Assim, há uma crescente demanda pelo uso dos resultados das avaliações, tanto pela gestão das redes de ensino, como das escolas. A partir da revisão de literatura nacional e internacional, objetivamos mapear os usos que vem sendo feitos e categorizamos dois tipos: superficial e pedagógico. Relacionamos ainda fatores que podem favorecer cada tipo de uso e possíveis conseqüências para as práticas escolares e aprendizagem dos alunos.

Palabras clave : Avaliação Externa; Uso de Dados; Política Educacional; Responsabilização Educacional; Gestão Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )