SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2O sistema público educacional do município do Rio de Janeiro e a Nova Gestão PúblicaGestão e democracia em uma escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

CERDEIRA, DIANA GOMES DA SILVA. Fatores associados ao uso dos resultados de avaliações externas no contexto das políticas de responsabilização educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.613-634. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.76015.

A disseminação de avaliações externas e mecanismos de responsabilização fazem parte de uma agenda política, que prevê uma nova gestão pública baseada em resultados. Assim, há uma crescente demanda pelo uso dos resultados das avaliações, tanto pela gestão das redes de ensino, como das escolas. A partir da revisão de literatura nacional e internacional, objetivamos mapear os usos que vem sendo feitos e categorizamos dois tipos: superficial e pedagógico. Relacionamos ainda fatores que podem favorecer cada tipo de uso e possíveis conseqüências para as práticas escolares e aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave : Avaliação Externa; Uso de Dados; Política Educacional; Responsabilização Educacional; Gestão Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )