SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Factores asociados al uso de los resultados de las evaluaciones externas en el contexto de las políticas de responsabilización educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

ROCHA, JEFFERSON MARÇAL DA  y  HAMMES, LÚCIO JORGE. Gestão e democracia em uma escola pública. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.635-652. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75273.

Gestão escolar e democracia são os temas instigadores deste trabalho, que tem por objetivo analisar o processo de gestão de uma escola pública do Rio Grande do Sul, Brasil. Partindo-se dos dados coletados nos órgãos de gestão da escola fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a escola possui formalmente os órgãos deliberativos previstos na legislação brasileira. Contudo há escassa participação da comunidade escolar, destacando-se a ausência de um efetivo Grêmio Estudantil e a ausência de registro do Círculo de Pais e Mestres.

Palabras clave : Educação; Gestão; Escola; Democracia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )