SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3La calidad de la educación superior en contexto emergente: una aproximación en la perspectiva de la producción académica reciente (2007 - 2017)Contornos de la producción académica sobre gestión democrática de la enseñanza pública en tesis y disertaciones del área de la educación (1996-2015) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

FREITAS, ALEXANDRE SIMÃO. Artes de governo, anarqueologia e assinaturas na geração de modelos analíticos no campo da Administração educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.3, pp.727-748.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n32018.80458.

O artigo assume a noção de governamentalidade como ferramenta teórica fundamental na análise das categorias que estruturam as teorias administrativas em educação na atualidade. O objetivo consiste em desdobrar metodologicamente uma anarqueologia dos saberes da Administração educacional, seguindo as análises de Michel Foucault e Giorgio Agamben sobre o poder pastoral e a teologia econômica. Como resultado, delineia-se uma leitura alternativa sobre a subsunção recente do conceito de administração pelos paradigmas de gestão no contexto da globalização neoliberal.

Palabras clave : Governamentalidade; anarqueologia; Administração educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )