SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Artes de gobierno, anarqueología y firmas en la generación de modelos analíticos en el campo de la Administración educativaFactores motivacionales y contribuciones de las movilidades internacionales de estudiantes de una institución federal de Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

NARDI, ELTON LUIZ  y  BOIAGO, PAULA FERNANDA SILVEIRA. Contornos da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público em teses e dissertações da área da educação (1996-2015). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.3, pp.749-773.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86209.

O artigo tem por objetivo refletir a respeito das características da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público na Educação Básica, compreendidas as teses e dissertações da área da Educação publicadas no período de 1996 a 2015, constantes no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os dados foram submetidos a análise quanti-qualitativa e os resultados evidenciam um impulso no número de trabalhos no último Quadriênio do período, prevalecendo enfoques na interface com as políticas educacionais e em experiências concretas de gestão. Conclui que a dinâmica e o perfil das produções sugerem uma progressiva projeção do tema apoiada na dimensão política da gestão educacional.

Palabras clave : Gestão democrática; ensino público; educação básica; produção acadêmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )