SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Artes de governo, anarqueologia e assinaturas na geração de modelos analíticos no campo da Administração educacionalFatores motivacionais e contribuições das mobilidades internacionais de estudantes de uma instituição federal do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

NARDI, ELTON LUIZ  e  BOIAGO, PAULA FERNANDA SILVEIRA. Contornos da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público em teses e dissertações da área da educação (1996-2015). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.3, pp.749-773.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86209.

O artigo tem por objetivo refletir a respeito das características da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público na Educação Básica, compreendidas as teses e dissertações da área da Educação publicadas no período de 1996 a 2015, constantes no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os dados foram submetidos a análise quanti-qualitativa e os resultados evidenciam um impulso no número de trabalhos no último Quadriênio do período, prevalecendo enfoques na interface com as políticas educacionais e em experiências concretas de gestão. Conclui que a dinâmica e o perfil das produções sugerem uma progressiva projeção do tema apoiada na dimensão política da gestão educacional.

Palavras-chave : Gestão democrática; ensino público; educação básica; produção acadêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )