SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Contornos de la producción académica sobre gestión democrática de la enseñanza pública en tesis y disertaciones del área de la educación (1996-2015)Proceso de implantación de PROEJA en la cultura escolar de la educación profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

PERLIN, ANA PAULA et al. Fatores motivacionais e contribuições das mobilidades internacionais de estudantes de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.3, pp.775-794.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86844.

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar as motivações e contribuições da mobilidade acadêmica internacional para os alunos de uma Instituição Federal do Rio Grande do Sul. Por meio dos resultados apresentados, foi possível identificar os fatores que motivaram a realização de intercâmbio pelos estudantes, os quais parecem estar mais relacionados a experiências pessoais quando comparados com objetivos profissionais. Entre as razões que motivaram a escolha do país de destino do intercâmbio, percebeu-se que fatores relacionados à estrutura que o país de destino oferece, com baixos custos, boa infraestrutura e instituições acadêmicas atraentes, são razões significativas para a escolha do país de destino do estudante em mobilidade acadêmica da instituição analisada.

Palabras clave : Mobilidade Acadêmica; Fatores Motivacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )