SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Motivational factors and contributions of international mobilities of students from a federal institution of Rio Grande do SulThe tensions in teaching under the academic capitalism regime in the new economy: the case of regional community universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

On-line version ISSN 2447-4193

Abstract

MARCOLLA, VALDINEI. O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.3, pp.795-814.  Epub Nov 08, 2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86405.

Este artigo analisa a implantação da proposta pedagógica do PROEJA em um Instituto Federal, considerando a integração curricular, a construção do currículo integrado na prática pedagógica e as relações com a cultura escolar. Em uma pesquisa qualitativa inseriu-se na realidade da Instituição e do Curso, mediante coleta de documentos, observações diretas em reuniões e aulas, e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do curso. Os resultados explicitaram embates presentes na implementação do programa para o efetivo reconhecimento do PROEJA pela cultura escolar.

Keywords : política educacional; implementação do PROEJA; cultura escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )