SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Factores motivacionales y contribuciones de las movilidades internacionales de estudiantes de una institución federal de Rio Grande do SulLas tensiones en la enseñanza bajo el régimen del capitalismo académico en la nueva economía: el caso de las universidades comunitarias regionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

MARCOLLA, VALDINEI. O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.3, pp.795-814.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86405.

Este artigo analisa a implantação da proposta pedagógica do PROEJA em um Instituto Federal, considerando a integração curricular, a construção do currículo integrado na prática pedagógica e as relações com a cultura escolar. Em uma pesquisa qualitativa inseriu-se na realidade da Instituição e do Curso, mediante coleta de documentos, observações diretas em reuniões e aulas, e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do curso. Os resultados explicitaram embates presentes na implementação do programa para o efetivo reconhecimento do PROEJA pela cultura escolar.

Palabras clave : política educacional; implementação do PROEJA; cultura escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )