SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Fatores motivacionais e contribuições das mobilidades internacionais de estudantes de uma instituição federal do Rio Grande do SulOs tensionamentos no ensino sob o regime do capitalismo acadêmico na nova economia: o caso das universidades comunitárias regionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

MARCOLLA, VALDINEI. O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.3, pp.795-814.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86405.

Este artigo analisa a implantação da proposta pedagógica do PROEJA em um Instituto Federal, considerando a integração curricular, a construção do currículo integrado na prática pedagógica e as relações com a cultura escolar. Em uma pesquisa qualitativa inseriu-se na realidade da Instituição e do Curso, mediante coleta de documentos, observações diretas em reuniões e aulas, e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do curso. Os resultados explicitaram embates presentes na implementação do programa para o efetivo reconhecimento do PROEJA pela cultura escolar.

Palavras-chave : política educacional; implementação do PROEJA; cultura escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )