SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Proceso de implantación de PROEJA en la cultura escolar de la educación profesionalPolítica de Asistencia Educativa y la Tasa de Éxito de la Graduación de las Universidades Públicas Federales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

FIOREZE, CRISTINA. Os tensionamentos no ensino sob o regime do capitalismo acadêmico na nova economia: o caso das universidades comunitárias regionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.3, pp.815-836.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86522.

O artigo analisa as perspectivas e valores que orientam o ensino nas universidades, em um contexto de tensionamento mercantil. Metodologicamente, a pesquisa é desenvolvida junto às universidades comunitárias regionais do Rio Grande do Sul, por meio de análise documental e entrevistas com doze gestores e pesquisadores. Como resultados, identifica-se um movimento de deslocamento das instituições na direção do chamado capitalismo acadêmico na nova economia. Esta tendência, porém, coexiste com uma postura de resistência no sentido da preservação dos valores da educação superior como bem público.

Palabras clave : Universidade; Ensino; Capitalismo Acadêmico; Bem Público; Modelo Comunitário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )