SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissionalPolítica de Assistência Educacional e a Taxa de Sucesso da Graduação das Universidades Públicas Federais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

FIOREZE, CRISTINA. Os tensionamentos no ensino sob o regime do capitalismo acadêmico na nova economia: o caso das universidades comunitárias regionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.3, pp.815-836.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86522.

O artigo analisa as perspectivas e valores que orientam o ensino nas universidades, em um contexto de tensionamento mercantil. Metodologicamente, a pesquisa é desenvolvida junto às universidades comunitárias regionais do Rio Grande do Sul, por meio de análise documental e entrevistas com doze gestores e pesquisadores. Como resultados, identifica-se um movimento de deslocamento das instituições na direção do chamado capitalismo acadêmico na nova economia. Esta tendência, porém, coexiste com uma postura de resistência no sentido da preservação dos valores da educação superior como bem público.

Palavras-chave : Universidade; Ensino; Capitalismo Acadêmico; Bem Público; Modelo Comunitário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )