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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

RODRIGUEZ, LAURA ROBERTA. AS ALIANÇAS ESTADO / EMPRESAS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NA ARGENTINA EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XXI: DA FILANTROPIA AO IMPACTO NA POLÍTICA EDUCACIONAL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.15-33.  Epub 06-Dez-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89877.

O artigo apresenta o progresso de uma pesquisa cujo objetivo é identificar e caracterizar a forma e o conteúdo das alianças público-privadas na educação, as mudanças nos limites entre o público e o privado na política de educação, e suas consequências para a democratização da educação pública na Argentina nas décadas recentes. Com uma abordagem qualitativa, e através de buscas na Internet e análise de fontes documentais, as transformações mais recentes de discursos, atividades e alianças com diferentes níveis do Estado argentino no campo da educação foram reconstruídas em dois casos de Fundações Empresariais: Arcor e Bunge & Born. Essas transformações estão relacionadas a mudanças nas capacidades do Estado, aos fenômenos de hibridização das instituições educativas, além das transformações gerais do capitalismo, particularmente as formas pelas quais a contradição entre capital e trabalho é resolvida.

Palavras-chave : Alianças público-privadas; Educação; Fundações empresariais; Política educativa.

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