SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1IMPACTOS Y EFECTOS DE UM PROGRAMA DE AYUDA PÚBLICA PARA AL DESAROLLO EM ESCUELAS PÚBLICAS Y PRIVADAS: UN CASO EN GUINÉ-BISSAUINDIVIDUACIÓN Y MERCADO EDUCACIONAL EN CHILE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

ADRIAO, THERESA MARIA DE FREITAS  y  AZEVEDO, JULIANA DE PAULA EDUARDO. SUBSÍDIO PÚBLICO À OFERTA EDUCACIONAL PRIVADA: REFLEXÕES A PARTIR DO MODELO IRLANDÊS. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.119-139.  Epub 06-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89876.

Fruto de pesquisa de natureza exploratória, em fontes documentais primárias e secundárias e em entrevistas, o artigo investiga o modelo irlandês de acesso à educação obrigatória, que se assenta na escolha parental de escolas, organiza-se sem a presença de escolas estatais e garante a gratuidade. Com base em estudos sobre privatização, indica-se, na forma de fechamento não conclusivo, contradições decorrentes de seleção praticada pelas escolas e limites aos tipos de escolas “disponíveis” na região de Dublin como inibidores para a escolha, suscitando o aprofundamento de estudos sobre esses formatos, no contexto de ampliação desse modelo associado a interesses corporativos.

Palabras clave : financiamento; escolha parental; escolas privadas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )