SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1SUBSIDIO PÚBLICO A LA OFERTA EDUCATIVA PRIVADA: REFLEXIONES A PARTIR DEL MODELO IRLANDÊSCONTRARREFORMAS, NUEVA GESTIÓN PÚBLICA Y RELACIONES PÚBLICO-PRIVADAS: MAPEANDO CONCEPTOS, TENDENCIAS E INFLUENCIAS EN LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

C., VÍCTOR ORELLANA; C., MANUEL CANALES; C., CRISTIÁN BELLEI  y  M., FABIÁN GUAJARDO. INDIVIDUAÇÃO E MERCADO EDUCACIONAL NO CHILE. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.141-157.  Epub 06-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89879.

Este artigo sistematiza as evidências de diferentes pesquisas sobre a educação chilena para entender os mercados educacionais. Além dos déficits de equidade e qualidade que foram relatados, discute-se o efeito no processo de individualização. Práticas anteriormente presentes no mundo da vida ou na política são agora colonizadas de forma mercantil, articulando a experiência da vida como um contínuo individual de escolha de mercado e desempenho alienado. Experimenta-se o mercado educacional como uma constrição da liberdade, o que aumenta a desigualdade e a baixa qualidade média documentada.

Palabras clave : individualização; mercado; educação chilena; privatização educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )