SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1INDIVIDUACIÓN Y MERCADO EDUCACIONAL EN CHILELAS UNIVERSIDADES ESTATALES BRASILEÑAS Y LAS METAS DEL PNE (2014-2024) PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR: DESAFÍOS DE EXPANSIÓN Y FINANCIACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

COSTA, MARILDA DE OLIVEIRA. CONTRARREFORMAS, NOVA GESTÃO PÚBLICA E RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS: MAPEANDO CONCEITOS, TENDÊNCIAS E INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.159-179.  Epub 06-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89875.

A Nova Gestão Pública e as relações público-privadas emergiram de ondas de contrarreformas no papel do Estado e da sociedade a partir dos anos 1980. A internacionalização dessas medidas na área educacional dá-se por transferência, empréstimo ou convergência de políticas cujas origens se encontram em países anglo-saxões. Este estudo teórico objetiva mapear essas tendências em algumas políticas da educação nos países de origem, Portugal e Brasil.

Palabras clave : Educação; contrarreformas; privatização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )