Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
COSTA, MARILDA DE OLIVEIRA. CONTRARREFORMAS, NOVA GESTÃO PÚBLICA E RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS: MAPEANDO CONCEITOS, TENDÊNCIAS E INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.159-179. Epub 06-Dic-2019. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89875.
A Nova Gestão Pública e as relações público-privadas emergiram de ondas de contrarreformas no papel do Estado e da sociedade a partir dos anos 1980. A internacionalização dessas medidas na área educacional dá-se por transferência, empréstimo ou convergência de políticas cujas origens se encontram em países anglo-saxões. Este estudo teórico objetiva mapear essas tendências em algumas políticas da educação nos países de origem, Portugal e Brasil.
Palabras clave : Educação; contrarreformas; privatização.