SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1COUNTER-REFORMS, NEW PUBLIC MANAGEMENT AND PUBLIC-PRIVATE RELATIONSHIPS: MAPPING CONCEPTS, TENDENCIES AND INFLUENCES IN EDUCATIONDELIMITATION OF THE BOARD STAFF IN BASIC EDUCATION SCHOOLS IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

CARVALHO, RENATA RAMOS DA SILVA  and  AMARAL, NELSON CARDOSO. AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BRASILEIRAS E AS METAS DO PNE (2014-2024) PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS DE EXPANSÃO E FINANCIAMENTO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.181-205.  Epub Dec 06, 2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12019.86825.

Este estudo possui como objetivo apresentar qual seria a expansão necessária de matrículas e a ampliação no financiamento para que as universidades estaduais (UEs) do país contribuam com o êxito das metas do PNE (2014-2024) para a Educação Superior (ES). O estudo está estruturado em três sessões que se articulam para as análises e discussões: a) dos desafios de expansão para que o país alcance essas metas; b) dos desafios e das projeções de expansão para que as UEs colaborem com essa expansão; c) os desafios para a ampliação do financiamento das UEs para a promoção dessa expansão. Conclui-se que a expansão determinada para o alcance das metas do PNE (2014-2024) para a ES, e a consequente contribuição das UEs, mostra-se muito desafiadora e está ameaçada pelas políticas e ações que vêm sendo adotadas no país a partir do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Keywords : PNE (2014-2024); metas para Educação Superior; universidades estaduais; expansão; financiamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )