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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

CARVALHO, RENATA RAMOS DA SILVA  e  AMARAL, NELSON CARDOSO. AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BRASILEIRAS E AS METAS DO PNE (2014-2024) PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS DE EXPANSÃO E FINANCIAMENTO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.181-205.  Epub 06-Dez-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12019.86825.

Este estudo possui como objetivo apresentar qual seria a expansão necessária de matrículas e a ampliação no financiamento para que as universidades estaduais (UEs) do país contribuam com o êxito das metas do PNE (2014-2024) para a Educação Superior (ES). O estudo está estruturado em três sessões que se articulam para as análises e discussões: a) dos desafios de expansão para que o país alcance essas metas; b) dos desafios e das projeções de expansão para que as UEs colaborem com essa expansão; c) os desafios para a ampliação do financiamento das UEs para a promoção dessa expansão. Conclui-se que a expansão determinada para o alcance das metas do PNE (2014-2024) para a ES, e a consequente contribuição das UEs, mostra-se muito desafiadora e está ameaçada pelas políticas e ações que vêm sendo adotadas no país a partir do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Palavras-chave : PNE (2014-2024); metas para Educação Superior; universidades estaduais; expansão; financiamento.

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