SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1LAS UNIVERSIDADES ESTATALES BRASILEÑAS Y LAS METAS DEL PNE (2014-2024) PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR: DESAFÍOS DE EXPANSIÓN Y FINANCIACIÓN10 AÑOS DE LA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCACIÓN ESPECIAL EN UNA PERSPECTIVA INCLUSIVA: IMPLICACIONES EN ESPIRITO SANTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

ALVES, THIAGO; ASSIS, LÚCIA MARIA DE; SONOBE, ALINE KAZUKO  y  ATHAYDE, MARIANA MOSCHKOVICH. DIMENSIONAMENTO DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.207-228.  Epub 06-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12019.93097.

Este artigo apresenta lacunas nas políticas educacionais no que diz respeito aos funcionários de escola, reforçadas pela ausência de dados sobre esses profissionais no questionário específico do Censo da Educação Básica (CEB). Nesse sentido, propõe indicadores para dimensionamento do quadro de funcionários das escolas públicas, a partir do único item do CEB que permite obter informações sobre esses profissionais: “Total de funcionários da escola (inclusive profissionais escolares em sala de aula)”. Os resultados, por escola, mostram grande variabilidade, tendo em vista a heterogeneidade do sistema, e sugerem que novos estudos explicativos são necessários para compreender melhor essas diferenças.

Palabras clave : Funcionários de escola; Profissionais da educação; Indicadores educacionais; Valorização dos profissionais da educação; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )