SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número110 AÑOS DE LA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCACIÓN ESPECIAL EN UNA PERSPECTIVA INCLUSIVA: IMPLICACIONES EN ESPIRITO SANTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

REAL, GISELLE CRISTINA MARTINS et al. ABANDONO, REPROVAÇÃO, REFORÇO ESCOLAR: RESPOSTAS DE DIRETORES AO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DA PROVA BRASIL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.249-268.  Epub 06-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12019.86902.

São apresentados resultados de pesquisa que caracterizou iniciativas de diretores municipais do Ensino Fundamental, via questionário contextual da Prova Brasil 2015, no que tange ao controle do abandono, reprovação, acompanhamento da frequência e ações de reforço escolar. O tratamento estatístico delineou o cenário nacional no que se refere às práticas declaradas por esses diretores, em interlocução com estudos da área. Os dados indicam existência de ações para enfrentamento do tema que, contudo, ainda apresenta índices desafiadores em relação ao abandono e à reprovação em escolas municipais.

Palabras clave : Abandono e reprovação escolar; Ações de reforço; Diretores municipais; Questionário contextual; Prova Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )