SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2A ARTE DO DISFARCE: BNCC COMO GESTÃO E REGULAÇÃO DO CURRÍCULOA EVOLUÇÃO DO GASTO-MÉDIO/ALUNO E CUSTO-MÉDIO/ALUNO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

MAUES, OLGAÍSES CABRAL  e  GUIMARAES, ANDRÉ RODRIGUES. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ESTEIRA DA INTERNACIONALIZAÇÃO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.307-328.  Epub 10-Dez-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.90971.

O objetivo do artigo é analisar a concepção e o papel da internacionalização da educação superior a partir da ótica do Banco Mundial e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. Trata-se de pesquisa documental, fundamentada no materialismo histórico e dialético, cuja análise considerou os principais estudos publicados por tais organismos sobre a temática em questão. Constata-se que a internacionalização é defendida e utilizada como forma de privatização e mercadorização do conhecimento, enquanto uma “nova” estratégia para o capital. Em contraposição, defende-se a internacionalização da educação superior enquanto alargamento das fronteiras acadêmicas que considere, sobretudo, a educação como direito social e que atue na perspectiva da emancipação humana.

Palavras-chave : Educação Superior; Internacionalização; Organismos Internacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )