SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2LA EVOLUCIÓN DEL GASTO PROMEDIO / ESTUDIANTE Y COSTO PROMEDIO / ESTUDIANTE DE LA RED FEDERAL DE EDUCACIÓN PROFESIONAL, CIENTÍFICA Y TECNOLÓGICALA TRAYECTORIA DE LA EDUCACIÓN BRASILEÑA EN EL CONTEXTO ECONÓMICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

MARQUES, LUCIANA ROSA; MENDES, JULIANA CAMILA BARBOSA  y  MARANHAO, IÁGRICI MARIA DE LIMA. A NOVA GESTÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA E A QUALIDADE EDUCACIONAL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.351-367.  Epub 10-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.95409.

O artigo objetiva trabalhar as repercussões da Nova Gestão Pública na gestão da educação, tendo como foco a qualidade educacional. Faz uma discussão sobre NGP e sua materialização no contexto educacional, identificando os elementos discursivos que compõe a qualidade. Analisa a política educacional pernambucana, a partir de documentos e entrevistas com gestores escolares, visando compreender que sentido de qualidade se coloca como hegemônico. Verificou posições conflituosas que constituem o discurso, atravessado pela regulação dos parâmetros de desempenho e pela qualidade socialmente referenciada.

Palabras clave : Nova Gestão Pública; Qualidade da Educação; Teoria do Discurso; Pernambuco.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )